quinta-feira, 12 de maio de 2022

PRODETER do Banco do Nordeste, contribui para o desenvolvimento da Região do Trairi/RN

O Banco do Nordeste vem realizando em toda sua área de atuação o Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER. O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da Região. A iniciativa conta com parcerias de outras instituições dos territórios, que são corresponsáveis pela implementação e acompanhamento das ações. São constituídos Comitês Gestores Municipais (CGM´s), e um Comitê Gestor Territorial (CGT). A partir da escolha de uma atividade iniciam-se discussões em reuniões no CGT para elaboração de um Plano de Ação Territorial (PAT), com objetivo geral, objetivos específicos,  ações e prazos para implementação, e as instituições responsáveis. O PAT terá foco em ações para desenvolver a atividade econômica específica que foi escolhida.
No Território do Trairi, no Rio Grande do Norte, a primeira atividade econômica que foi escolhida foi a avicultura caipira de corte e postura. Os principais parceiros envolvidos na execução do PAT da avicultura são EMATER, IDIARN SEBRAE, Associação dos produtores de aves caipiras (APAC), Cooperativa agropecuária Cacho de Ouro (COOPERCACHO) e o Banco do Nordeste. Foram escolhidos 6 municípios para fazerem parte, sendo Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Serra Caiada, e Tangará.
No segundo semestre de 2022 será implementado o segundo PAT no Trairi com a escolha outra atividade. As discussões para escolha da atividade a ser trabalhada e os municípios que farão parte já estão sendo realizadas envolvendo equipe do Banco do Nordeste, instituições parceiras, e municípios. O responsável pela condução do PRODETER no território do Trairi é o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Carlos.