quinta-feira, 19 de maio de 2022

PRODETER avança com plano de ação territorial da avicultura caipira no território do Trairi/RN

Foi realizada hoje, 19/05, no Sebrae em Santa Cruz mais uma reunião do Comitê Gestor Territorial (CGT) da avicultura caipira. O CGT é o colegiado responsável pelo acompanhamento e avaliação das ações previstas no Plano de Ação Territorial (PAT) para estruturação da atividade no território. Estiveram presentes representantes da EMATER, SEBRAE, APAC, COOPERCACHO, BANCO DO NORDESTE E AGROAMIGO; os municípios de Coronel Ezequiel, São Bento do Trairi e Santa Cruz. Destaque para a participação também de avicultores que compõem a nova diretoria da Associação dos Produtores de Aves Caipiras do Trairi (APAC), que teve sua nova composição definida em 18/05, ficando como presidente a produtora Neire Lediene, de Santa Cruz.
O Agente de Desenvolvimento, José Carlos, falou sobre o PAT, citando as ações que foram previstas, as  que foram concluídas e em fase de execução. Falou também do prazo previsto para encerramento em julho de 2023, quando haverá avaliação final e análise da necessidade de elaboração de novo Plano e continuidade das ações. 
O assunto principal da reunião foi a discussão em torno das ações em execução para instalação de abatedouros de aves no território. Estão em andamento duas propostas, uma para implantação de um abatedouro em Santa Cruz, ação que iniciou em 2020 com a cessão de um local pela prefeitura de Santa Cruz a APAC, já tem projeto aprovado, e já conta com parte dos recursos via emenda parlamentar do senador Jean Paul Prates. A segunda ação está sendo executada no município de São Bento do Trairi a partir de iniciativa do vereador Edson Medeiros e que conta com recursos de emenda parlamentar da deputada Carla Dickson, também já conta com terreno cedido pela prefeitura de São Bento do Trairi e está com projeto em fase de elaboração pelo Sebrae. Outros assuntos importantes também pautaram as discussões na reunião, como capacitação, produção, comercialização, etc.
Com essas ações estruturantes executadas o território do Trairi ficará com uma grande capacidade de abate e processamento de aves caipiras e em condições de atender a diversas demandas no estado, seja através de programas governamentais ou o mercado privado. E irá gerar um aumento significativo na produção através do incremento na atividade daqueles produtores que já desenvolvem a avicultura caipira, e também irá atrair interesse de outros produtores rurais.