terça-feira, 12 de junho de 2018

JAÇANÃ: Prefeitura firma parceria com Grupo de Pesquisa e Estudos em Nutrição da UFCG

As nutricionistas, Andréia Gonçalves do Programa Nacional da Merenda Escolar (PNAE) e Laíze Guilherme do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), juntamente com o nutricionista e pesquisador, Jaielison Yandro, firmaram parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Atualidades da Nutrição Clínica (CLINUTRI) da UFCG, sob a coordenação da Professora Dra. Nilcimelly Rodrigues Donato, na manhã desta segunda-feira (11).
O objetivo da parceria é desenvolver ações de promoção a saúde a partir do diagnostico nutricional do perfil socioeconômico e dietético em escolas da rede pública de ensino e dessa forma contribuir com os serviços prestados no que diz respeito a alimentação e nutrição dos alunos da rede municipal de ensino, bem como contribuir na formação de hábitos alimentares saudáveis e com isso preveni-los de possíveis doenças crônicas.
Segundo o pesquisador Jeielison, a Universidade, quando se engaja e incentiva projetos que atuem em comunidades, resgata sua missão social, possibilitando a construção da cidadania e a sistematização dos conhecimentos que é criado dentro e fora dela.
“A partir do momento que a Universidade realiza trabalhos de extensão como este, nós que somos estudantes, deixamos de ter uma visão exclusivamente transmitida apenas pela academia, e passamos a perceber um contexto político, econômico e social fora da Universidade, o qual é permeado pela cultura, aspecto fundamental que deve ser valorizado e respeitado. Assim sendo é de suma importância essa parceria do Grupo de Pesquisa e Estudos em Nutrição com o município de Jaçanã”, disse enfático o nutricionista, Jaielison Yandro.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Saúde