segunda-feira, 16 de outubro de 2017

[CORDEL]: Minha Infância

Autor: Heriberto Gomes

Morei no Sítio Cupira
Até os 3 anos de idade
No ano de 1985
Viemos morar na cidade
Da zona rural
Só ficou a saudade

No meu tempo de criança
Aos meus pais obedecia
Era só eles olharem
Que eu já entendia
E se contrariasse
Um castigo recebia

Hoje está diferente
Os filhos querem ser os pais
Respeito com os mais velhos
Isso não existe mais
Alguns acham normal
Para mim é errado demais

Tinha sempre que pedir
Para sair de casa
Se não fosse aceito
Calado a gente ficava
Mas se deixasse
Voltava na hora marcada

Hoje os filhos
Saem de casa sem pedir
Se a mãe for reclamar
Um grito vai ouvir
E se o pai se meter
Uma ameaça irá surgir

Brincávamos de muita coisa
Sempre com muita emoção
De amarelinha, queimada e
Também de garrafão
Tinha uma das preferidas
Que era polícia e ladrão

Brincávamos de corrida
De pular cordão
Jogávamos biloca
E rodava o pião
Lembro de tudo isso
Com saudade no coração

Para jogar futebol
Pulava o muro da quadra
Jogando sempre descalço
Com o sol que rachava
Fazendo calo de sangue
Mas isso não importava

A minha infância
Nao foi só de brincar
Pois devido às dificuldades
Trabalho fui procurar
Para ter algo a mais
E a meus pais ajudar

Logo cedo na vida
Comecei a trabalhar
Apanhava algaroba
E também ia plantar
Para ganhar dinheiro
E minhas coisas comprar

Trabalhei de tudo um pouco
Fui porteiro, padeiro
Pintor, alfabetizador
Fui servente de pedreiro
Vigilante, agricultor
Também fui cocadeiro

Hoje sou agradecido
Por tudo que aconteceu
Não tenho que reclamar
Pois isso mim fortaleceu
Para ser alguém melhor
Nesse mundão de meu Deus