terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Equipe técnica da Prefeitura conclui o primeiro ciclo de reuniões sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico em São Bento do Trairí

 
Do dia 13 à 20 de Fevereiro, ocorreram reuniões em diversas comunidades rurais. 
O comitê executivo do plano municipal de saneamento básico visitou as principais comunidades do município para começar o diagnóstico sobre o saneamento básico, observando as necessidades das comunidades. 
Foi apresentando a política federal sobre saneamento básico, qual a importância do plano de saneamento básico para a população daquelas comunidades e para o município, além de fazer um diagnostico inicial sobre os problemas e necessidades das comunidades e do município. 
O Plano Municipal de Saneamento Básico surgiu através da publicação da lei 11.445/07 e diz que todas as prefeituras têm obrigação de elaborá-lo, sendo este condição para que elas possam receber recursos federais para projetos de saneamento básico a partir de 2017. 
Este Plano, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa e deve ser elaborado pelos técnicos da Prefeitura com o apoio da sociedade, devendo também ser aprovado em Audiência Pública onde serão discutidas as propostas e apresentadas sugestões para melhoria do saneamento básico na cidade e zona rural. Após estas discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal. motivo pelo qual aconteceu esta reunião onde todos puderam esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Na segunda etapa, será realizada oficinas sobre saneamento básico e voltaremos nas mesmas comunidades.
O saneamento básico consiste em água tratada, coleta de lixo adequada, tratamento de esgoto e infraestrutura eficiente de escoamento das águas pluviais.