sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Indonésia nega pedido de Dilma e brasileiro será executado no domingo

A Indonésia vai executar no domingo (18) o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado por tráfico de drogas, informou hoje (16), em coletiva, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
“O assunto se arrasta por cerca de 10 anos. Nesse período, o governo fez uma série de iniciativas e apelos pessoais aos dois presidentes da Indonésia, ao anterior e ao atual”, explicou  o assessor especial da Presidência. “Ao que tudo indica esses apelos não foram acolhidos”, completa.
Apesar de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff terem enviado cartas ao presidente da Indonésia, pedindo a reversão da sentença, desde que Marco Archer foi condenado à pena de morte, o governo brasileiro ainda avalia as possibilidades abertas. “Queremos estender até o último minuto a nossa expectativa de que essa decisão possa ser revertida”, disse Garcia.
O presidente indonésio Joko Widodo apoia a pena de morte para os traficantes de droga e negou clemência para os prisioneiros, considerando que os traficantes destroem “o futuro da nação”.
Segundo o assessor, o fato cria uma mancha no relacionamento bilateral. “Seria precipitado da parte do governo a adoção de qualquer iniciativa de retaliação”, completa. Garcia destaca que, em seus apelos, a presidenta Dilma Rousseff não estava questionando o ordenamento jurídico e que o apelo era de natureza estritamente humanitário.

Fonte: O Potiguar