quarta-feira, 26 de junho de 2024

Prodeter do Banco do Nordeste incentiva associativismo no Trairi-RN

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste vem atuando com estruturação de cadeias produtivas no território do Trairi. Planos de Ação estão sendo executados nas atividades de avicultura caipira e bovinocultura de corte e leite. Dentre os diversos problemas identificados e que dificulta a execução de ações de melhoria um se refere a desorganização dos produtores já que não se juntam para realização de compras coletivas e nem para comercialização da produção. A metodologia do Prodeter prevê a execução de ações para incentivar a prática associativa e minimizar esses problemas.

Neste sentido foi realizada no dia 19/06/2024 no auditório do Sebrae em Santa Cruz-RN uma palestra seguida de uma roda de conversa com produtores de aves caipiras ligados a Associação de Produtores de Aves Caipiras do Trairi (APAC) para falar sobre a importância da cooperação entre eles para viabilizar compras e vendas coletivas e com isso melhorar o resultado da atividade. 

A palestra, bem como a roda de conversa, foi conduzida pelo representante da SEAPAC, o engenheiro agrônomo, especialista em geoprocessamento e análise ambiental, Damião Santos Medeiros. A SEAPAC tem um vasto conhecimento em projetos associativos e vem desenvolvendo algumas experiências exitosas no estado, inclusive no território do Trairi. Além da SEAPAC participaram representantes da Emater, Sebrae, e Banco do Nordeste.