segunda-feira, 6 de maio de 2019

Prefeito Kêka Araújo assina termo de compromisso visando incentivar a Criação de Galinhas Caipiras em São Bento do Trairí

O Prefeito de São Bento do Trairí, Kêka Araújo assinou na manhã de hoje (06), um termo de compromisso para apoiar o processo de fortalecimento e desenvolvimento de Criação de GALINHAS CAIPIRAS, juntamente com EMATER/RN, SEBRAE, CONAB e Banco do Nordeste.
O Termo visa o melhoramento de estradas e terra plenagem para os criadores de aves caipiras do município, bem como, abastecimento de água se caso houver falta por um longo período além de contribuir com o transporte de insumos com os criadores envolvidos durante o processo.
O Projeto tem como foco a Criação de Aves Caipiras de Corte e Postura e tem além de São Bento do Trairí os Municípios de Coronel Ezequiel, Jaçanã, Santa Cruz, Serra Caiada e Tangará envolvidos.
A Avicultura é uma atividade com investimento inicial baixo, retorno rápido do capital investido e que necessita de pequenas áreas para se desenvolver. A criação de aves tem valor agregado, é de fácil manejo e possibilita a inclusão de membros das famílias na atividade rural. 
A Associação de Aves Caipiras do Trairi - APAC conta com 32 famílias associadas, com mais de 40 pequenos aviários instalados.
A avicultura caipira no território é responsável pela ocupação de mão de obra ociosa nas propriedades e geração de renda complementar para as famílias. Nos aviários citados, já foram aplicados mais de 500 mil reais com recursos oriundos Fundação Banco do Brasil (recursos não reembolsáveis).