segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Prefeito Kêka faz leitura anual na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de São Bento do Trairí

A câmara de vereadores de São Bento do Trairí realizou na ultima sexta-feira (03) a sua primeira sessão ordinária do ano de 2017.
Com sua galeria cheia,além da presença dos vereadores, lideranças políticas e familiares, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Josival Gonçalves (PSD), abriu a sessão muito otimista, agradecendo a presença de todos, e destacando a expectativa para mais um ano legislativo.
Durante a sessão o Prefeito Kêka Araújo fez a leitura anual, onde mostrou como recebeu a Prefeitura de São Bento do Trairí da gestão passada, as ações já desenvolvidas pela sua gestão bem como os objetivos a serem trilhados em 2017.


Confira na íntegra a mensagem do Prefeito Kêka:


Excelentíssimo Senhor Presidente desta Augusta Casa Legislativa, vereador Josival Gonçalves;
Excelentíssimos Senhores Edis integrantes desta Câmara Municipal;
Senhores Secretários e Servidores Municipais;
Meus irmãos e conterrâneos de nossa tão querida terra, São Bento do Trairí;
Boa Noite!

Em obediência a Lei Orgânica do Município, é que pela primeira vez compareço a esta Casa pelo dever constitucional de ler a mensagem anual, abrir os trabalhos legislativos e apresentar para todos a situação em que recebemos a Prefeitura do nosso Município, as ações que desenvolvemos no nosso primeiro mês de gestão, bem como, os projetos que já estão em andamento e que pretendemos implantar nos próximos meses para a melhoria de vida em nossa cidade, sobretudo, para os mais humildes.
Nobres vereadores:
Para mim, está aqui hoje, é sinônimo de honra e alegria, mas devo expressa que estamos em um momento atípico, pois, como é do conhecimento de todos, nunca fui político e administrar a coisa pública é uma novidade na vida deste homem batalhador.
Estamos, com muito empenho, enfrentando e procurando soluções para os problemas deixados pela gestão passada que, infelizmente, entregou-nos uma prefeitura com estrutura literalmente sucateada e, portanto, sem condições de desenvolvermos, de início, o trabalho como gostaríamos, mas, nem, por isso, baixamos a cabeça nem paramos de buscar alternativas para a melhoria da nossa cidade.
Para se ter uma idéia, o descalabro com relação a documentação da Municipalidade, sobretudo, quanto a má organização e até inexistência de legislação que organize a situação funcional de nossos servidores e até o desaparecimento de documentos públicos, obrigou-nos a Decretar Situação de Calamidade Administrativa, tão grande foi o buraco escuto que a ausência desses papéis ocasionou.
Graças a Deus, com o apoio da nossa equipe de servidores, temos conseguido administrar dentro da realidade que o momento de crise financeira nos impõe. Neste sentido, não medimos esforços para honrar com nossas obrigações ao longo do mês que passou e sempre perseguiremos esse objetivo.
Em momentos de crise exigem criatividade e eficiência no gerenciamento administrativo. Nós lançaremos mão de todos os expedientes legais que estiverem ao nosso alcance para manter o equilíbrio entre receitas e despesas no âmbito do município.
Mesmo diante das dificuldades, não mediremos esforços para promover diversas ações em todas as áreas da gestão com vistas a promovermos o bem estar social e o lazer irrestrito ao nosso povo.
Mas, diante de tudo que enfrentamos, peço paciência aos meus irmãos Sãobentenses. Deem-me um prazo de 6 meses para julgarem o meu mandato com melhor propriedade.  
Dentre as ações já desenvolvidas pela nossa administração podemos citar:
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANOS:
A secretaria de Obras fez o que foi possível durante o primeiro mês de governo. Realizou a operação tapa buracos em várias ruas, poda das árvores, recuperação de prédios públicos, remoção de entulhos, recuperou veículos que estavam abandonados, disponibilização da equipe para apoio ao projeto Caravana Ecológica dentre outras ações.
ASSISTÊNCIA SOCIAL:
A Secretaria de Ação Social realizou um bom serviço, pois vem revitalizando todos os programas sociais existentes no município, além de fechar novas parcerias, onde podemos destacar o Micro Crédito Empreendedor, firmada entre a Prefeitura Municipal de São Bento do Trairí e o Governo do RN, para beneficiar 500 pequenos negócios da nossa Cidade. A capacitação de funcionários do Sistema Único de Assistência (SUAS) e reestruturação do novo Conselho Municipal de Assistência Social foram ações também realizadas durante esse primeiro mês de trabalho.
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO:
Realizou o recadastramento dos funcionários ativos do município, traçou metas para o orçamento 2017, atualizou dados cadastrais juntos aos Bancos parceiros, implantou novos Sistemas de Gestão onde facilitará o desenvolvimento de todo trabalho operacional durante a gestão.
AGRICULTURA:
Na Agricultura foram realizadas atualizações de documentos da Garantia Safra bem como renovação da DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf de agricultores com documentações expiradas além do planejamento do corte de terra que em breve terá início.
SEGURANÇA:
A prefeitura disponibilizou para Polícia Militar um Drone para o auxílio no monitoramento do perímetro urbano pondo em prática mais um compromisso de campanha, além de voltar a fornecer alimentação dos Policiais de Plantão que há muito tempo havia sido cortada pela gestão anterior.
EDUCAÇÃO:
A Secretaria Municipal de Educação iniciou com mudança e adequação física da Secretaria em novo endereço, toda a equipe empenhou-se na organização do novo espaço, para melhor atender a população sãobentense. Realizou matriculas para o ano letivo 2017 na sede e na zona rural do município. Promoveu a Caravana Ecológica do Rio Grande do Norte em parceria com o Governo do RN e Prefeitura Municipal de São Bento do Trairí. Planejou a Semana Pedagógica elaborando o calendário escolar 2017, e definiu a programação da jornada pedagógica, além de adesão vários programas e organização do quadro funcional. Organizou o transporte escolar intermunicipal realizando o cadastro de todos os alunos que utilizam o serviço de transporte público a fim de organizar e controlar melhor os serviços oferecidos pela secretaria de educação.
SAÚDE:
A Secretaria de Saúde desenvolveu ações durante todo mês de Janeiro, a reorganização de toda estrutura, retomando assim marcação e realização de consultas e exames de média e alta complexidade que estavam em atraso e também o atendimento da população pelos programas e profissionais existentes no município.
Capacitação para agentes de saúde e apresentação da nova equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) também aconteceram nesse primeiro mês de gestão.
Confira alguns números apresentados pela secretaria de saúde no mês de janeiro:
- 588 ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS REALIZADOS NO MUNICÍPIO.  
- 16 EXAMES ELETROCARDIOGRAMA REALIZADOS NA UNIDADE MISTA DE SAÚDE;
- 72 CONSULTAS OU EXAMES DE DIVERSAS ESPECIALIDADES REALIZADOS EM NATAL
- 138 EXAMES DE DIVERSAS ESPECIALIDADES REALIZADOS EM SANTA CRUZ;
- 369 ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS PELAS MÉDICAS DO MUNICÍPIO;
- 169 ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS PELO MUNICÍPIO
- 82 ATENDIMENTOS DO NUCLEO DE APOIO A SAÚDE (NASF).
* Motivos para a Criação das Secretarias de Transportes; Esporte, Cultura e Lazer; Meio Ambiente e Urbanismo.

Por tudo isso, digo a cada um de vocês, seguindo as lições de meus pais e que orientam minha cidade, que não me faltarão fé e coragem para trabalhar por uma São Bento Melhor, onde o Povo continue cada vez mais Forte.
Por essa disposição, eu lhe digo olhando nos olhos. Dê-me sua mão, vamos juntos de mãos dadas melhorar a vida de do nosso povo, razão maior para estarmos aqui.

Muito Obrigado e fiquemos todos com Deus!